top of page
psicoalessandraroc

Quanto tempo dura o processo de terapia??



É comum no início de qualquer processo psicoterapêutico que surja o questionamento: por quanto tempo precisarei fazer terapia?

Afinal, a maioria das atividades cotidianas costumam ser mensurados por um tempo de duração: na escola/faculdade, temos 10 meses para atingir às médias e passar de ano; em consultas com outros profissionais da saúde, como o médico, teremos um tempo determinado para uso de medicação, além de um retorno programado e novo agendamento só em caso de necessidade.

E na psicologia, é assim que funciona também?

Não, e eu vou te explicar o porquê.

Quando você chega à terapia, tem um motivo específico que te levou a isso, como exemplo, a sua relação com o trabalho. Entretanto, é uma pessoa totalmente desconhecida que estará na sua frente e isso leva algum tempo de adaptação, tanto a você quanto ao profissional. E, convenhamos, nem sempre é fácil falar de si mesmo, né?

Passado este momento, agora ambos estão mais familiarizados um com o outro, a conversa flui com mais naturalidade e você continua trazendo o assunto do trabalho e como nem sempre se sente confortável lá. Entretanto, junto deste, outros temas da sua vida acabam entrando em conversa, afinal, você teve uma discussão com seu companheiro, sua mãe te ligou pedindo um favor chato, uma amiga sua pegou uma blusa emprestada e ainda não devolveu...

Ou seja, novos detalhes acerca de quem você é e de suas características vão surgindo e nesse meio tempo, você passa a entender algumas coisas que não estão legais, mas, que pareciam escondidas frente ao seu trabalho difícil.

Quanto tempo isso tudo levaria? A resposta é, eu não sei. E nem você sabe.

Porque na psicologia, nós tratamos de emoções, de sentimentos, de algo que não dá pra medir nem calcular. Cada pessoa tem um tempo diferente para lidar com seus problemas. Para algumas, dois meses poderia ser suficiente; para outras, um ano não seria suficiente. E não há um tempo ou certo ou errado para isso!

E isso que é o legal da terapia: você conhecerá o seu tempo.

Portanto, não estimamos um número de sessões ao início do tratamento; os atendimentos acontecerão enquanto fizer sentido para você e para mim (se eu julgar necessário, posso sugerir uma pausa nas sessões também).


Ficou alguma dúvida?? Entre em contato!

Comments


bottom of page