O trabalho é uma das principais áreas da vida de qualquer pessoa; desde muito cedo, somos levados a pensar sobre o que gostamos e o que queremos profissionalmente, a escolher uma carreira, um curso de aperfeiçoamento (seja ele superior, técnico ou de habilidades), a investirmos financeiramente... E esta escolha normalmente se dá a partir das nossas preferências pessoais, em coisas nas quais nos consideramos bons ou que possa vir a render uma boa qualidade de vida no futuro.
A princípio, seria uma receita de sucesso essa, certo? Em grande parte, sim, afinal, você fez tudo o que precisava para atuar com qualidade na sua área de conhecimento. Porém, mesmo assim você ainda não se sente preparado para trabalhar? Ainda sente que as pessoas não gostam do seu trabalho? Tem medo de estar fazendo tudo errado e não agradando as pessoas?
Esta sensação de não estar apta a fazer isso, mesmo com a capacitação necessária, está relacionada à insegurança emocional, que gera a crença de não ser bom o suficiente e, portanto, nada do que você fizer o será.
Com este sentimento de insegurança, fica mais difícil para realizar as suas tarefas, mesmo que cotidianas, afinal, o medo de talvez errar faz com que a possibilidade de tentar não seja tão atrativa. E, com isso, a ideia de deixar para depois se torna interessante. A esta ideia damos o nome de procrastinação.
E de onde vem isso? Bom, não existe uma resposta pronta para isso. Mas, o processo de terapia é uma maneira eficaz de olhar para a sua história, buscar entender de que maneira você foi construindo a sua autoestima e segurança própria, afim de que agora, no presente, possa ajustar e cuidar de você da melhor maneira possível.
Isto faz parte do processo de autoconhecimento, um dos focos da terapia na Gestalt. É entender todas as suas qualidades e potencialidades aqui no presente, para que você as reconheça e consiga utilizá-las ao seu favor.
A terapia é um processo muito singular e bonito, pois faz com que você, gradativamente, reconheça seu lugar no mundo e consiga aceitar suas características, para então, se desejar, mudá-las e aprimorá-las.
Este texto faz sentido para você?
Ficou alguma dúvida? Clique no botão do WhatsApp ao lado e converse comigo!